quarta-feira, 18 de abril de 2007

HABITAÇÃO POPULAR E COLETOR SOLAR II

Tese de doutorado defendida na Unicamp, pela Arquiteta Jane T. Fantinelli propõe a implantação de coletores solares em Habitações Populares.
Na tese, a pesquisadora apresenta um levantamento minucioso das ações de fomento para uso de aquecimento solar de água; investiga ao longo das últimas décadas ações dos diversos agentes brasileiros envolvidos no seu uso em segmentos sociais urbanos de baixo poder aquisitivo; mostra a evolução das atividades dos setores industriais e as tecnologias termo-solares produzidas para pequenas quantidades de àgua e destaca um estudo de caso.
O caso Projeto Sapucaias (MG), constitui a primeira experiência monitorada de inserção de sistemas solares para aquecimento da àgua do banho em área urbana no Brasil, destinada a segmentos de baixa renda (renda média de um a dois salários mínimos). As 100 famílias monitoradas construíram suas unidades através de multirão e ganharam os equipamentos solares. Apesar do monitoramento 33 unidades venderam seu equipamento, porem as 67 famílias que continuaram utilizando o equipamento notou-se um crescimento de compra e utilização de elétrodomésticos , alem de um maior tempo de duração de banho: 15 a 20 minutos contra 5 a 10 das famílias que venderam o equipamento.

2 comentários:

Anônimo disse...

Alessandra

Adorei seu blog, apesar de não ser desta área acredito que vou aprender um pouquinho sobre e enriquecer a minha vida. Como em tudo que vc faz, sempre faz o melhor. Sucesso!
Inês Castelan

Arquiteta e Urbanista disse...

Todos nós temos muito a aprender sempre, e aqui estarei publicando noticias relacionadas ao nosso meio ambiente. Obrigado pelo "sempre" apoio.
Alessandra Garcia